SALVE O CHICO


Gracia Cantanhede

Meu Deus, quero lhe pedir um olhar especial para alguém que está sofrendo num hospital do Rio de Janeiro. Ele luta para sobreviver, para respirar, para continuar neste mundo. Ele quer se levantar e fazer sorrir, gargalhar, milhões de pessoas, crianças , adultos, homens e mulheres, alunos da Escolinha do Professor Raimundo.

Em nome desses milhões de seres ávidos por esperança, dignidade, sonhos e fantasias, em nome da arte e de tantos personagens reais e fictícios, eu Lhe peço por Chico Anísio.

Pelos espetáculos de graça e lirismo, eu lhe peço por Chico Anísio.

Em nome da cultura,da criatividade e da alegria do nosso povo, por favor, Senhor, salve o Chico. Não deixe o nosso riso preso na garganta.

Estenda sua mão para esse gigante da comédia. Mestre de outros tantos e incríveis palhaços do teatro, do cinema, da televisão. Sua luz dançante está fazendo falta, pois seu lugar é no pódio, não na cama de um hospital. Cuide dele, que tem tanto, ainda, para fazer pelo humor, pelo gosto de criar como nunca dantes outro criou no picadeiro dessa imensa platéia brasileira.

Chicos são muitos.

É mentira, Chico?

São tantos brazucas, dos quatro cantos do país, um arco-iris de tipos excêntricos, simplórios, grotescos, caricatos, folclóricos, representativos do leque de raças que povoam o Brasil:: Coalhada, Haroldo, Bozó, Tavares, Apolo, Salomé, Meinha, Nazareno, Painho, Pantaleão, Justo Veríssimo, Roberval Taylor, mais outros duzentos acostumados a sacudir marasmos, descrenças, injustiças. Os mesmos que espantam mágoas, despertam corações adormecidos e espalham beleza pelos cinzentos dias de desesperanças.
Por décadas estivemos com Chico em nossas salas e cozinhas, e, agora, em nossas orações.
Companheiro de tantas tardes , tantas noites, hoje o acompanhamos pelos notíciários.
Então, por todos os risos que ecoaram por tantos anos, eu lhe peço, Senhor, dê-lhe forças para continuar a jornada. Ainda há muito que Chico possa fazer a serviço da arte, dos artistas e do povo deste país.
Por todos aqueles que têm olhos de crianças, sentimentos puros, ou nem tanto, mas capazes de se inebriar com o lúdico e a a poesia do coditiano, salve o Chico, Senhor.

Amém.

Post anterior
Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário